terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Trovadorismo

CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL

As origens da literatura portuguesa remontam ao século 12, quando Portugal se constituiu como um país independente. Nessa época, com a unificação da linguagem de Portugual e Galiza, passou-se a utilizar a língua galego-portuguesa.

Dois traços marcantes devem ser lembrados para uma visão da sociedade da época: o teocentrismo, no plano religioso, e o feudalismo, no plano político-econômico.

Com o teocentrismo, isto é, a centralização da vida humana em Deus, expressava-se a intensa religiosidade.

Com o feudalismo, os nobres que possuíssem feudos exerciam os poderes do governo por meio de um sistema de vassalagem, que era baseado numa espécie de contrato que implicava obrigações. Os vassalos obedeciam ao senhor e o serviam pela proteçãop e ajuda econômica que dele recebiam. Esse sistema de vassalagem refletiu-se na poesia trovadoresca, principalmente nas cantigas de amor, em que o trovador se colocova normalmente na condição de vassalo diante da dama.

É uma cantiga de amor o primeiro documento literario português, datado de 1189 ( ou 1198 ). Trata-se da " Cantiga da Ribeirinha " ( ou " da Guarvaia" ), do poeta Paio Soares de Taveiros dedicada a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha.
Esse poema assinala o início da época trocadoresca que se estende até 1418.
Os poetas dessa época eram chamados de trovadores.

TIPOS DE CANTIGA:

Havia dois tipos de cantigas:

1) A cantiga lírico-amorosa, que se subdividia em cantiga de amor e cantiga de amigo.

2) A cantiga satírica que podia ser de escárnio ou de maldizer. Veja, a seguir as principais características de cada uma.

CANTIGAS DE AMOR

Características

Quem fala no poema é um homem, que se dirige a uma mulher da nobreza, geralmente casada. Esse amor se torna impraticavel pela situação da mulher. O homem sobre, coloca - se numa posição de vassalo, isto é, de servo da mulher amada. Ele cultiva esse amor em segredo , sem revelaro o nome da dama, que nen sabe dos sentimentos amorosos do trovador. Ele a coloca num plano elevadíssimo, ideal. Nesse tipo de cantiga há a precensa de refrão que insiste na idéia central, exaltando um amor sem correspondência.

Exemplo de cantiga de amor

A Ribeirinha

No mundo non me sei parelha,
mentre me for' como me vay
ca ja moiro por vos - e ay!
mia senhor branca e vermelha,
queredes que vos retraya
quando vus eu vi en saya!
Mao dia me lenvantei,
que vus enton non vi fea!
E, mia senhor, des aquel di' ay!
me foi a mi muyn mal,
e vos, filhja de don Paay
Moniz, e bem vus semelha
d'aver eu por vos guarvaya
pois eu, mia senhor d'alfaya
nunca de vos ouve, nem ei
valia d'ua correa.

Vocabulario:

Perelha: igual, semelhante
Mentre: enquanto, entrementes
Ca: pois, porque
Mia senhor: minha senhora
Tetraya: Retrate, evoque
Que vus enton non vi fea: o autor quis dezer: "que então vos vi linda"
Semelha: parece
Guarvaya: Manto escarlante próprio dos reis
Alfaya: presente, jóia
Ouve: tive, recebi
Ei: tenho

Autor: Paio Soares de Traveirós

CANTIGA DE AMIGO

Características

O trovador coloca como personagem central uma mulher solteira, da classe popular. Pela boca do trovador, ela canta a ausencia do amigo ( amado, namorado ) que está afastado a serviço do rei, em exepedições ou em guerras. Nesse tipo de poema, amoça conversa e desabafa seus sentimentos de amor com a mãe, as amigas, as árvores, as fontes, o mar, os rios, etc. É de caráter narrativo e descritivo.

Exemplo de cantiga de amigo

_ Ai flores, ai flores do verde' pino,
se sabedes novas do meu amigo ?
Ai, Deus, e u é ?

Ai flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado ?
Ai, Deus, e u é ?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo ?
Ai, Deus, e u é ?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do eu m'a jurado ?
Ai, Deus, e u é ?

_ Vós preguntades polo voss'amigo ?
E eu ben vos digo que é san'e vivo.
Ai, Deus, e u é ?

_ Vós preguntades polo voss'amado ?
E eu ben vos digo que é viv 'e sano.
Ai, Deus, e u é ?

Vocabulario:

Pino: Pinheiro
Sabedes: Sabeis
Novas: Notícias
Amigo: Namorado
U é: onde está ele
Pôs: Combinou
San: São
Sano: São

CANTIGA SATÍRICA

Características

Ora se chama cantiga de escarnio, ora de maldizer. Esse tipo de cantiga procura satrizar ( redicularizar ) pessoas e costumes da época. Alguns poetas, em seus ataques agressivos, chegavam a utilizar uma linguagem de baixo nível ( chula ).

Exemplo de cantiga Satirica

Conheci uma donzela
por quem trovei e a quem um dia
chamei Dona Berinjela ?
Nunca tamanha porfia
vi nen mais disparatada.
Agora que está cansada
chaman-lhe Dona Maria.

Algo me traz enojado,
assim o céu me denfenda:
um que esta a bom recato
( negra morte o surpreenda
e o demônio cedo o tome! )
quis chama-la pelo nome
e chamou-lhe Dona Ousenda.

Pois que se tem por formosa
quanto mais achar-se pode,
pela Virgem gloriosa!
um homem que cheira a bode
e cedo morra na forca
quando lhe cerrava a boca
chamou-lhe Dona Gondrode.

Vocabulario:

Porfia: Discussão
Recato: Cautela
Cerrava: Fechava

Autor: Dom Afonso Sanches

Nenhum comentário:

Postar um comentário