quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Barroco em Portugal

A palavra barroco designa, de modo geral, as varias manifestações artísticas do século 17 e início do século 18: na arquitetura, na literatura, na música, na escultura, etc. Suas características são:

Na artes em geral:

Valorização do espiritual ( o classicismo anterior revalorizou os ideais pagãos);
Exagero de detalhes, cores vivas;
Jogo de sombras e de luzes;
Linhas diagonais, curvas e assimétricas;


Na literatura:

O barroco preocupou-se com: a brevidade da vida,o pessimismo perante a vida, a morte, a religião como alivio para as angústias.
A literatura barroca procurou conciliar o espiritualismo medieval com o materialismo do classicismo renascentista, numa tentativa de equilibrar os contrários. Assim, é comum encontrarmos, em sua temática, a abordagem dos contrários: o divino e o humano, o bem e o mal, o pecado e a virtude, a vida terrena e a vida eterna,o sagrado e o profano, a busca de Deus e as solicitações humanas, o amor puro e o pecado, a dúvida e a certeza, o sublime e o grotesco.

Quanto á linguagem, é frequente no Barroco o emprego de:

Antíteses;
Comparações;
Trocadilhos e inversões;
Metáforas
Frases interrogativas;
Vocabulário elevado e rico;
Gradação de palavras;
Repetições constantes;
Debiedade de sentidos.

Principais autores porgugueses:

Padre Antônio Vieira, Francisco Manuel de Melo, Francisco Rodrigues Lobo, Antônio José da Silva, Sóror Mariana Alcoforado e Padre Manuel Bernardes.

O mais representativo deles foi o Padre Antônio Vieira, que pertenceu tanto ao barroco português quanto ao barroco brasileiro. É, na prosa, a figura barroca mais eminente.

Em sua obra encontramos: História do futuro, Esperanças de Portgual, cerca de 500 cartas e os famosos Sermões ( cerca de 200 ). Nos Semões, Vieira aborda varios assuntos: a questão dos índios escravizados ( Sermão de Santo Antônio ), a invação holandesa no Brasil, em 1640, a arte de pregar, etc.

Padre Antônio Vieira:

O Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e faleceu na Bahia, em 1697.

De linhagem nobre, veio para o Brasil ao seis anos e, ainda muito jovem, ingressou na Compahia de Jesus ( jesuítas ) na Bahia. Ordenado sacerdote, tornou-se o maior orador sacro da Europa e um dos maiores escritores do século 17.

Participou ativamente dos problemas sociais de sua época, colocou-se contra os colonos que escravizavam os índios, defendeu os judeus, lutou contra a inquisição, exerceu funçoes diplomáticas no estrangeiro, foi superior do Colégio dos Jesuítas do Maranhão, lutou pela emancipação dos índios e visitou missões indígenas por longos anos. Por causa da revolta dos colonos do Pará, foi deportado juntamente com outros jesuítas, em 1661. Vieira viveu entre Brasil e Portugal de 1641 a 1681, passando os últimos anos de sua vida no Brasil, como superior das missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário