quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os começos da literatura


A narrativa não começa com a escrita. No sentido estrito do registro escrito (literatura vem do latim "littera", que quer dizer "letras"), a literatura só se torna possível com a escrita, embora não tenha surgido com ela.

A literatura e a escrita, embora tenham conexões entre si, não são sinônimos. Os primeiros registros escritos da história da humanidade não são literatura.

Há contróvérsias dos estudiosos que discordam sobre quando os registros antigos se convertem em algo mais semelhante à literatura narrativa.

Um problema ao tratarmos da história da literatura é que muitos textos vão desaparecendo ao longo do tempo, por acidente ou pela total extinção da cultura que os originou.

Certos tempos primários podem ser considerados como os primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Poema de Gilgamesh, em sua versão de aproximadamente 2000 a.C., e o Livro dos mortos, escrito em Papiro de Ani aproximadamente 250 a.C., mais provavelmente na data do Século XVII a.C.

Muitos textos se expandiram por forma oral durante vários e vários séculos antes que fossem escritos, e esses são dificeis de datar. O núcleo do Rig Veda parece datar de meados do século II a.C.
 
Rig Veda

O Pentateuco normalmente se fecha ao redor do Século XV a.c. Outras tradições orais foram passadas em forma de escrita muito tarde, como a Edda em verso, escrita no século XIII.

Mesopotâmia

É a literatura escrita em sumério, babilônico, acádico, hitita, e outras línguas da Mesopotâmia. Desenvolveu-se nas principais cidades mesopotâmicas (Abu Salabikh, Uruk, Girsu, Nippur, Sippar e Ur).

A literatura sapiencial mesopotâmica serve de base para os escritos de Hesíodo.

China

A literatura chinesa iniciou-se faz mais de três mil anos. Os primeiros documentos escritos que se podem considerar literatura provém da dinastia Zhou.

O primeiro e grande autor de táticas militares e estrategia foi Sun Tzu com A Arte da Guerra, um autor tão estudado e lido ainda hoje, tanto quanto o estrategista Clausewitz.

A filosofia chinesa seguiu um caminho distinto da grega - no lugar de apresentar diálogos extensos, optou por Analectos. Confúcio empregava sempre provérbios morais cujos temas principais são o amor e o respeito à natureza, aos mais velhos, à sociedade e à religião.

Literatura antiga do Japão

No chamado período arcaico, entre os séculos 3 e 6 depois de Cristo, o Japão produziu suas primeiras obras literárias: as crônicas Kojiki e Nihonshoki, assim como as poesias Manyoshu. O período clássico da literatura japonesa começou no final do século VIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário