quarta-feira, 15 de julho de 2009

Europa

Antiguidade Clássica

A maior antiguidade clássica era um escultura feita por Acaciano um dos maiores artistas plasticos ja existentes cujo era chamada de "Amandita" uma lindo mulher que existiu no começo do sec.XI uma granda guerreira.

Os Gregos
 
Os primeiros versos da Ilíada

A literatura grega teve um papel fundamental na história da literatura ocidental.

A contribuição grega não se resume apenas aos poemas épicos atribuídos a Homero, mas também à primeira dramaturgia européia; aos poetas líricos; aos mitos fixados por Hesíodo, Pausânias e outros; à filosofia; à História, inventada como disciplina por Heródoto; à medicina, cuja literatura foi inaugurada na Europa por Hipocrátes; e muitas outras contribuições.

Muitos estudiosos consideram que a tradição literária ocidental começou com os poemas épicos da Ilíada, que conta a história da Guerra de Tróia, e a Odisséia, que conta a história do retorno para casa de Ulisses, um dos heróis gregos da Guerra de Tróia. Estes poemas épicos eram atribuídos ao aedo Homero, na Grécia antiga, mas hoje é geralmente aceito que Homero é uma personagem lendária, reunião de vários poetas que foram construindo o texto oralmente até a sua fixação escrita no século VI a.C., em Atenas. 

Hesíodo escreveu os poemas Teogonia, sobre a origem dos deuses, e Os trabalhos e os dias, sobre lendas e mitos e também sobre o valor do trabalho. Ele foi um poeta tão valorizado quanto Homero entre os antigos gregos.

Entre os poetas posteriores foi notável Safo, que usou a forma da poesia lírica como gênero.

O dramaturgo Ésquilo começou na literatura ocidental introduzindo sempre o diálogo e a interação com o teatro. É considerado o fundador da tragédia. A sua obra chamada Orestéia (ou Oréstia), foi uma das mais pungentes tragédias da Grécia Antiga narrando o drama protagonizado pelos últimos Atridas e que vieram completas para nós.
 
Busto de Ésquilo. Museu Capitolino Roma

Outros talentos dramáticos foram Sófocles (em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é conseqüência de um acontecimento acidental. Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente), e Eurípedes que utilizou o teatro para desafiar as normas sociais. Já Aristófanes, um comediante, usou as mesmas idéias, só que em um tom menos trágico em suas duas obras: Lisístrata e As vespas.
 
Aristófanes

Aristóteles, aluno de Platão, escreveu dezenas de trabalhos em muitas disciplinas cientificas, e sua contribuição maior na literatura foi provavelmente sua Arte Poética, onde implanta sua concepção do drama e estabelece parámetros para a crítica literária.

Roma
 
Em muitos aspectos, os escritores da República Romana e do Império Romano quiseram evitar a inovação a favor de imitar aos grandes autores gregos. A Eneida de Virgílio é um exemplo da época. Plauto, dramaturgo cômico, seguiu os passos de Aristófanes; na obra Metamorfoses, de Ovídio, ele retratou o mundo segundo o ponto de vista da mitologia greco-romana.

Uma das poucas criações literárias romanas foi a sátira. Horácio foi o primeiro a usá-la como ferramenta argumental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário