quarta-feira, 15 de julho de 2009

Idade Média (séculos V-XV)

Europa

Depois da queda de Roma (em 476), muitos dos estilos literários inventados pelos gregos e romanos deixaram de usar-se na Europa até o renascimento florentino.

No Islã, se difundiou em Ásia e África, preservando as obras gregas e baseando-se nelas para novos enredos literários. Tirando o fato que se havia perdido muitos trabalhos devido aos passos do tempo e às catástrofes (como da biblioteca de Alexandria), numerosos trabalhos foram preservados e copiados cuidadosamente pelos escribas muçulmanos.

Literatura Latina

Entre os textos europeus frequentes temos as hagiografias. Algumas obra de Beda e até outras continuam na tradição histórica passada na fé comentada por Eusébio de Cesareia ao redor do ano 300.
 
Beda representado num manuscrito medieval.

No ano de 400, com a Psychomachia (título em espanhol) de Prudencio, começou a tradição dos contos alegóricos, então socorrida na literatura medieval.
 
Geoffrey de Monmouth escreveu sua Historia Regum Britanniae (História dos reis de Bretanniae), que apresentou como textos reais da história de Grã-Bretanha. Entre elas estão as de Merilin, o mago e o Rei Artur.

O interesse dos muçulmanos por preservar os escritos filosóficos e científicos gregos chegaria a afetar a escritura na Europa; por exemplo, a obra do célebre teólogo Tomás de Aquino tem forte influência aristotélica.

Literatura vernácula

A poesia e as canções de gesta, sendo que as mais antigas formas conhecidas datam de fins do século XI e do início do século XII, quase 100 anos antes do surgimento da poesia lírica dos trovadores e dos mais antigos romances em verso.
 
A primeira página do Beowulf: fonte de inspiração para Tolkien.

A poesia épica continuou desenrolando-se com a adição temática das mitologias da Europa do norte; Beowulf apresenta uma visão da guerra e da honra similar à de Homero e Virgílio.

Em novembro de 1095 o Papa Urbano II deu início à Primeira Cruzada no Concílio de Clermont. As cruzadas afetaram, em todos os aspectos, a vida na Europa e no Oriente médio; a literatura também foi transformada por essas guerras. Por exemplo, a imagem do cavaleiro adquiriu um significado novo.
 
Dante

Obras e autores importantes do período são: Petrarca; o Decamerão de Boccaccio; A Divina Comédia e os poemas de Dante Alighieri; os Contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer.

Oriente médio

Antiga literatura árabe

A literatura árabe surge aproximadamente no século VIII, com duas importantes recompilações: o Mu'allaqat e o Mufaddaliyat. Simbad também é bastante conhecida atualmente.

O Corão ou Alcorão, livro sagrado do Islão, data do século VII d.C. É a obra mais complexa em estrutura (tem 114 capítulos que reúnem 6,236 estrofes que misturam prosa e poesia).

Outra importante obra é a tradição Hadith - Os Ditos do Profeta, baseada nos dizeres do Profeta Mohammad (Muhammad, Mohammed ou Maomé), cujas recompilações mais importantes são as de Muslim b. al-Haýýaý, e a de Muhammad ibn Isma'il al-Bukhari. O Profeta Mohammad também inspirou as primeiras biografias em árabe, conhecidas como al-sirah al-nabawiyyah;
 
A grande obra da literatura de ficção árabe é As Mil e uma Noites, sem dúvida o mais conhecido de sua literatura e cultura. Há a crença de que algumas histórias tem suas origens na India. As Mil e uma Noites datam provavelmente dos séculos XIII e XVI.

Entre as inovações da escritura na literatura árabe se encontra na perspectiva cronística de Ibn Khaldun, que retrata toda explicação sobrenatural no tom de enfoque científico da sociologia e da história.

Literatura Persa

Da cultura persa, o livro provavelmente mais famoso no ocidente é o Rubaiyat (esse título está escrito em linguagem espanhol), uma coleção de poemas com estrofes de quatro linhas, do escritor, matemático e astrônomo Omar Jayyam (1048-1122).

Asia (Extremo Oriente)

Literatura chinesa

A poesia lírica se revolucionou muito mais na China do que na Europa ao redor do século X, durante as dinastias Han, Tang e Song surgiram muitas formas de poesias novas. Provavelmente os melhores poetas chineses foram Li Bai e Du Fu.

Literatura Japonesa

Destaca-se as mais de mil histórias da China, da Índia e Japão, reunidas em Konjaku Monogatarishu. Outros grandes mestres antigos podem ser encontrados em literatura japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário